quarta-feira, 14 de julho de 2021

14 de julho - Dia da Liberdade de Pensamento

 

Hoje é o Dia da Liberdade de Pensamento. A data é inspirada na queda da Bastilha, ocorrida no dia 14 de julho de 1789, um evento central para a Revolução Francesa [1], que depôs o absolutismo monárquico e consolidou o pensamento iluminista [2], tão importante para o desenvolvimento de instituições democráticas como a imprensa e a ciência. Com as mudanças provocadas pela Revolução Francesa, as certezas teocráticas e os argumentos de autoridade cederiam espaço para o pensamento cético e a dúvida metódica, fundamentais para a investigação racional da realidade, para o conhecimento do mundo. 

Por isso, na data de hoje, compartilho esta que é uma das melhores charges que já vi, que consegue captar o espírito da imprensa e também da ciência. Uma obra-prima necessária nos dias atuais, em que esses e outros pilares da modernidade vêm sendo tão atacados. “Em um mundo de certezas, somente as dúvidas te darão asas”, diz Carlos Ruas, autor da ilustração genial, que chama a atenção para o papel e necessidade do ceticismo em um mundo onde tantos estão tão cheios de certeza e disparando suas exclamações. A internet e os algorítimos parecem reforçar essas certezas através de um tipo de viés cognitivo conhecido como “viés de confirmação” [3].   

À charge e à frase de Ruas, tomo a liberdade de acrescentar outra frase do também genial Carl Sagan: “Tornamos nosso mundo significativo pela coragem de nossas perguntas e pela profundidade de nossas respostas.” Ou, ainda segundo Sagan, “Se nós não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdade e sermos céticos quanto aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer”. São frases que exaltam a centralidade das perguntas no pensamento crítico, a relevância do questionamento.  

Então, seja cético. Cheque os dados. Pergunte as fontes. Ponha à prova suas próprias convicções. Questione com base em que tal afirmação é feita. E lembre-se: você não precisa ter certeza de tudo. 


Referências:

[1] Sobre a queda da Bastilha e a Revolução Francesa:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-queda-bastilha.htm


[2] Sobre o Iluminismo:

https://www.politize.com.br/iluminismo/


[3] Sobre viés de confirmação:

https://universoracionalista.org/vies-de-confirmacao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

1 ano sem Maurício Tuffani: um gigante da divulgação científica, para além das redes sociais

No último dia 31 de maio de 2022, um ano se completou da morte do jornalista e divulgador científico Maurício Tuffani. Lembro-me bem da dat...